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Arquivos por dia setembro 13, 2013

Hidratação é importante sempre!

Salve, Peladeiras!

Fonte: http://www.iammodern.com/

Fonte: http://www.iammodern.com/

Jogar futebol é bom demais! A hora passa, fazemos amizades, lances lindos e outros nem tanto. De repente, em determinado momento da partida, dá aquela sede e você não trouxe uma garrafinha de água, nem para molhar os lábios. Péssimo!

Quando fazemos algum esporte, nossa temperatura aumenta e para regular isso o corpo começa a fazer a termorregulação, isso é: ele está tentando se resfriar através da transpiração. Quanto mais você sua, mais o seu corpo quer resfriar-se e mais líquidos você perde.

O futebol é um esporte que desidrata muito, principalmente com o tempo quente e seco! Fatores como o ambiente (grama, quadra, calor, frio, chuva, vento), seu posicionamento em campo, intensidade do jogo, tempo de jogo e até a roupa que usamos interfere na sua desidratação. E como podemos evitar isso? Com a água!

Quando se perde mais líquidos do que é reposto, inicia-se o estado de desidratação e com ela vêm os problemas cardiovasculares e termorregulatórios. Porém, o impacto mais imediato está na parte motora. Se o seu passe é maravilhoso, ele deixará de ser. E se o seu passe não é lá essas coisas, imagine então como ficará?! (Mas não se desespere, isso acontece principalmente na parte final da partida. Então, se no início os seus passes não forem bons, não culpe a falta de água).

Fonte: http://shareitfitness.wordpress.com/

Fonte: http://shareitfitness.wordpress.com/

A água é a mais indicada para matar a sede, mas usar bebidas esportivas para ajudar na hidratação também é válido. Um isotônico, por exemplo, que contenha de 4% a 8% de carboidratos é muito interessante para repor o glicogênio muscular, responsável pela energia do músculo.

Para saber qual a quantidade exata de líquidos a serem ingeridos, principalmente, após o treino, consulte um nutricionista ou preparador físico para a elaboração de um teste.

Peladeiras, espero que esse artigo as ajudem a ter um melhor desempenho físico e técnico dentro das 4 linhas. Bom Pelado pra vocês!

DICAS

• Beba 500 mL de bebida esportiva 2 horas antes da partida;

• Utilize roupas adequadas para a prática esportiva, principalmente, camisas leves que facilitam a evaporação do suor;

• Sempre tenha uma garrafinha com água ou bebida esportiva de fácil acesso durante o Pelado;

• Beba uma grande quantidade de água ou bebida esportiva imediatamente após o Pelado, treino ou partida.

Professor Esp. Luciano Trindade
Fisiologista e Personal Trainer
Cref 070183-G/SP